Coroidopatia Serosa Central: Doença ocular causada pelo estresse

Coroidopatia serosa central é uma doença que deixa a visão de um dos olhos ou dos dois embaçada e distorcida.
É uma doença intimamente ligada ao estresse. As pessoas mais acometidas são as ansiosas , com senso de urgência e competitividade.
A maioria dos pacientes têm entre 25 e 45 anos . Acomete mais os homens.
O fator psicossomático pode estar associado a situações estressantes como divórcio , enfermidade grave, falecimento de um ente querido, entre outras.
A coroidopatia serosa central provoca um descolamento seroso da retina na região da mácula ( região mais importante da retina para a boa visão ) . Esse descolamento seroso é causado por uma espécie de vazamento de líquido dos vasos sanguíneos que estão com a permeabilidade alterada pela doença.Como é feito o diagnóstico ?O oftalmologista no exame de mapeamento de retina irá perceber um descolamento seroso da retina , que poderá ser confirmado pela angiofluoresceinografia e pela tomografia de coerência óptica.
A angiofluoresceinografia mostra o ponto de vazamento de líquido. A tomografia mostra o descolamento seroso da retina .
A coroidopatia serosa central pode vir de forma aguda, crônica ou recorrente.
A aguda representa 80 a 90% dos casos. Se caracteriza por ser auto limitada e geralmente se resolve espontaneamente com mínimas sequelas .
A recorrente representa 15% dos casos , a serosa retorna os sinais e sintomas geralmente ainda no primeiro ano de apresentação da doença . A recorrência tem um pior prognóstico visual .
A crônica é quando há persistência do líquido subretiniano por mais de 6 meses, também com pior prognóstico visual.

Quais são os tipos de tratamento ?

A fotocoagulaçao a laser é um dos tratamentos de escolha para a doença .
A fotocoagulação a laser poder ser realizada com o laser sublimiar ou micropulsado. Ele é utilizado para selar pontos de vazamento de líquido e atua  estimulando as células do epitélio pigmentado da retina .
Pode ser usado concomitante antagonistas dos mineralocorticoides como a espironolactona. Ela atua diminuindo a vasodilatação coroideana e diminuindo o descolamento seroso da retina . O uso de anti VEGF não tem evidência de melhora . Em 60% dos casos a acuidade visual retorna ao normal após tratamento.

O estresse

A prevenção do estresse é indicada para estes pacientes. Evite situações e ambientes estressantes e procure realizar atividades que promovam o relaxamento .
Caso você desconfie que está com a doença ou já tenha o diagnóstico e precise de tratamento , procure um oftalmologista o quanto antes . Somente o oftalmologista poderá orientar você e conduzir o tratamento adequadamente .