Cheguei à Terceira idade – posso continuar dirigindo ?

O Brasil consta com 12.217.332 motoristas ativos acima de 61 anos .

Para uma direção segura o motorista depende de 3 funções :

– A cognitiva : ligada ao raciocínio , concentração .

– A motora : movimentos , rapidez , força , agilidade .

– Sensório Preceptiva : tátil ,visão , audição e percepção

Com a idade avançada , alguma destas três habilidades podem ficar comprometidas , impedindo ao idoso dirigir com segurança .

Do ponto de vista oftalmológico , 5 são as principais doenças que podem afetar o idoso : catarata, glaucoma , doença macular relacionada à idade , retinopatia diabética e retinopatia hipertensiva .

Vamos discutir cada uma separadamente para enfocarmos em cuidados preventivos para evitar as consequências destas patologias .

1 .Catarata :

Segundo a Organização Mundial de Saude 50% das pessoas entre 65 e 74 anos têm catarata , o número aumenta para 75% para os acima de 75 anos .

Esta patologia é a principal causa de cegueira tratável nos países em desenvolvimento . As dificuldades visuais provenientes da catarata têm potencial de interferir na realização de algumas atividades e pode levar à diminuição da acuidade visual , aumentando os riscos de acidente de trânsito . A opacificação do cristalino pode diminuir a sensibilidade ao contraste e redução do campo visual. Motoristas com catarata tem risco 2,5 vezes maior de se envolver em acidentes de trânsito pelos estudos .

A cirugia de catarata é a solução desta patologia .

– Glaucoma :

O glaucoma é uma doença do nervo óptico, em que ocorre perda de fibras retinianas periféricas e consequentemente vai gradativamente diminuindo o campo visual do indivíduo .

A diminuição visual periférica limita a percepção visual , causando prejuízo à direção veicular .

O glaucoma é a principal causa de diminuição do campo visual em idosos .

A doença quando diagnosticada precocemente é tratada tem um bom controle não havendo perda do campo visual e podendo manter a direção de veículos .

A descoberta prematura da doença possibilita que o oftalmologista indique um tratamento apropriado , desacelerando a progressão da doença .

Sinais tardios que podem ocorrer no glaucoma : perda da visão lateral , turvação visual , dor aguda nos olhos.

O ideal é que a doença seja diagnosticada antes de qualquer sintoma , pois os sintomas só ocorrem tardiamente .

– Degeneração Macular Relacionada à Idade :

Trata – se de uma doença degenerativa que afeta a visão central em indivíduos maiores de 50 anos de idade .

Os sintomas mais comuns são : embaçamento da visão central , distorção da imagem , visão reduzida, mancha central e por ultimo perda da visão .

Para prevenir o problema é recomendável não fumar , evitar grande exposição ao sol e adotar uma dieta saudável rica em omega 3, vitamina C, ferro , zinco, fazer atividade física , controlar a pressão arterial e o peso.

– Retinopatia Diabética :

A diabetes é uma doença que afeta 7% da população brasileira .

Entre os diabéticos , tipo 1 e tipo 2 ,todos estão sujeitos a adquirir a retinopatia diabética se não houver um bom controle glicêmico com o decorrer dos anos de diabetes .

Para evitar a retinopatia diabética é essencial além do bom controle glicêmico evitar picos de altas ou baixas glicemias.

Para um bom controle oftalmológico , o exame de mapeamento de retina anualmente é essencial .

Se detectada a doença ela deve ser tratada . A fotocoagulação a laser da retina diminui a quantidade necessária de oferta de oxigênio da retina diminuindo a chance de neovascularização da retina que já corresponde a um estágio mais avançado da doença .

Se houver edema macular ( acúmulo de líquido no centro da retina ) existe o tratamento com injeções intra vítreas de antiangiogenico ou corticosteróides. A retinopatia diabética sem tratamento pode levar a diminuição da acuidade visual e até a cegueira .

– Retinopatia hipertensiva :

A hipertensão arterial sistêmica pode levar a retinopatia hipertensiva . Ocorre uma tortuosidade dos vasos da retina e isso pode gerar uma oclusão venosa da retina , diminuindo consequentemente a acuidade visual do olho acometido .

A oclusão venosa da retina pode ser tratada por fotocoagulação a laser, injeção intra vítrea de antiangiogenico ou de corticoesteróides. A melhora da acuidade visual depende de um diagnóstico e tratamento precoce e da região acometida pela oclusão .

Para evitar a retinopatia hipertensiva , o hipertenso deve ter um bom controle pressórico , uma dieta balanceada e atividade física regular .

Concluindo , se você chegou à terceira idade e mantém os cuidados necessários com a saúde do corpo e ocular é possível continuar dirigindo enquanto as suas funções cognitivas , motoras e sensório perceptivas estiverem preservadas. Para isso uma dieta balanceada , controle glicêmico e pressórico, atividade física regular e uso de óculos de sol irão contribuir para manter as condições físicas adequadas para dirigir um veículo por muitos anos .